Portal de mapas

O Portal de Mapas do Observatório de Geoeconomia e Análise Socioespacial reúne produtos cartográficos e análises geoespaciais elaborados no âmbito de projetos de pesquisa e de extensão universitária, desenvolvidos por docentes, pesquisadores e estudantes vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os mapas apresentados resultam da sistematização e da análise de bases de dados oficiais e fontes públicas, sendo produzidos com finalidade acadêmica, didática e de difusão científica, contribuindo para a compreensão das dinâmicas socioeconômicas, territoriais e regionais em diferentes escalas de análise.

Todo o material disponibilizado pode ser baixado e utilizado gratuitamente, desde que respeitada a citação da fonte e da autoria, podendo subsidiar atividades de ensino, pesquisa, extensão, elaboração de trabalhos acadêmicos, relatórios técnicos e análises territoriais.

O Portal tem como objetivo democratizar o acesso à informação geográfica, fortalecer a formação acadêmica e estimular o uso crítico da cartografia como instrumento de análise socioespacial.


Portal de Mapas


Mapas de Uso e Ocupação da Terra dos 16 Municípios que Compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Aquidauana (2024)

O projeto de extensão “Elaboração de Mapas Temáticos Geoeconômicos e Sociais de Mato Grosso do Sul e seus Municípios” (EDITAL UFMS/PROECE nº 40/2024 – EXT 2024), vinculado ao Observatório de Geoeconomia e Análise Socioespacial Regional (Observa-Geo), divulga a atualização do mapeamento dos 16 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Aquidauana. Ao todo, foram […]

Mapas da dinâmica populacional e produtiva de Mato Grosso do Sul

O Observatório de Geoeconomia e Análise Sócioespacial Regional (Observa-Geo) acaba de disponibilizar seis novos mapas geoeconômicos sobre Mato Grosso do Sul. A produção foi realizada pelo acadêmico Andrey Pires Brito, do curso de Bacharelado em Geografia, e traz informações atualizadas e históricas sobre a dinâmica populacional e produtiva do estado. Temas dos mapas publicados: População […]